Preparando a nova geração. A partir do ano que vem alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental terão aulas sobre a história de Urubici. A rede municipal possui 698 alunos, distribuídos em 6 escolas de ensino fundamental no município.
A lei será uma oportunidade para os cidadãos urubicienses resgatarem valores, cultivarem os sentimentos de amor ao município e reconhecimento aos que contribuíram com a história, como o povoamento da região e seus personagens marcantes. Com a obrigação na grade curricular será formada um novo grupo de historiadores, que contribuirão com o desenvolvimento turístico da região.
A partir da aprovação da lei pela Câmara de Vereadores, que entrou em vigor no mês de novembro deste ano, a equipe técnica da Secretaria, já iniciou a formulação de uma apostila contendo toda a história do município bem como destaque para os assuntos diferenciados ao longo do ano incluindo aulas de campo. O ano letivo de 2022, inicia dia primeiro de fevereiro para os Professores e uma semana após para os alunos.
Segundo a secretária de Educação, Rosilene Abreu, este é um grande marco para Urubici, poder repassar os valores históricos do município. “O ensino da história municipal se dará uma vez por semana, para alunos de 1º ao 5º ano com planejamento específico para cada ano letivo, com conhecimentos diferentes a cada ano e com aulas e práticas para que o aluno retenha o máximo de informações”, ressalta Rosilene.
Para prefeita Mariza Costa, a cidade possui uma rica história que não pode ser negligenciada. A lei busca resgatar essa História local que deixou de ser repassada às gerações ao longo dos anos. “Sempre senti um vazio sobre isto. Com o conhecimento histórico sobre a nossa cidade, as futuras gerações terão a oportunidade de valorizar sua terra”, afirma Mariza Costa.
Fotos: Assessoria Comunicação Prefeitura de Urubici