Representantes de oito escolas do Ensino Médio distribuídas pelas diferentes regiões de Santa Catarina tomaram posse, nesta segunda-feira (29), como deputados jovens da 30ª edição do Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa catarinense. A Escola de Educação Básica Manoel Cruz de São Joaquim, está representando a Serra catarinense.
“Prometo manter, defender e cumprir as constituições Federal e Estadual e observar as leis, desempenhando leal e sinceramente o mandato que me foi outorgado pelas escolas participantes da 30ª edição do Parlamento Jovem”, prometeu André Bernardes Alves, de Itajaí, que, por ser o parlamentar mais velho, presidiu a sessão de posse.
André Bernardes classificou a experiência de “mágica” e desejou aos colegas deputados a melhor aprendizagem possível.
Marlene Fengler, coordenadora da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, que organiza o Parlamento Jovem, e o diretor-geral da Alesc, Alexandre Fagundes, destacaram a importância da experiência proporcionada pelo Legislativo.
Deputados e Deputadas de São Joaquim:
Alunos da Escola de Educação Básica Manoel Cruz – São Joaquim
Anderson Artismo Lima
Evelin de Souza Moreira
Josué Paiano da Luz
Laís Borges da Rosa
Rafael Fulvio de Lima
Os deputados e deputadas, estão acompanhados dos professores Nériton Luiz Barbosa de Souza, Edinara dos Santos Moura e Sandra Aparecida Candido Seifert.
A diretora Joseane de Souza Amaral, acompanhada de alunos, estará presente na Assembleia Legislativa, na quinta-feira, quando vai ocorrer a apresentação dos deputados e deputadas de São Joaquim. A escola possui aproximadamente 450 alunos e fica no bairro Jardim Minuano.
“Vocês estão tendo uma grande oportunidade e é bom ver que quando as escolas proporcionam uma oportunidade, vocês têm a coragem de encarar, vir aqui para entender o processo eleitoral, conhecer o processo aqui na Casa e ver como se aprova uma lei, como se convence outro deputado a votar no seu projeto”, descreveu a ex-deputada.
“Durante alguns dias vocês aprenderão um pouco sobre o que é o Legislativo, serão várias oportunidades de expandir os conhecimentos e verificar que fazer política é discutir assuntos da nossa sociedade para torná-la melhor, mais feliz”, ponderou o diretor-geral.
Aproximando jovens da política
Objetivo do Parlamento Jovem é despertar a consciência política, aproximando a juventude do Legislativo Estadual. Das vinte e nove edições anteriores resultaram aprovadas pelos deputados estaduais 48 leis que foram sugeridas pelos jovens parlamentares.
Escolas participantes
Colégio Catarinense, de Florianópolis
Colégio Cenecista Pedro Fayal, de Itajaí
EEB General Osório, de Três Barras
EEB Sara Castelhano Kleinkauf, de Guaraciaba
EEB Manoel Cruz, de São Joaquim
EEB Elza Granzotto, de Jaraguá do Sul
EEB Prefeito Agenor Piovezan, de Erval Velho
EEB Luiz Tramontin, de Forquilhinha
Assessoria Alesc