–:–:–
Conecte-se conosco

Lages contabiliza 300 afetados por chuvas neste sábado (7)

4 visualizações
Lages contabiliza 300 afetados por chuvas neste sábado (7)
Lages contabiliza 300 afetados por chuvas neste sábado (7) — Foto: Fábio Pavan

Coletiva de Imprensa

Lages contabiliza 300 afetados por chuvas neste sábado (7)

Coletiva de imprensa confirmou 75 solicitações de atendimento, 15 pontos de alagamento e a suspensão de eventos no município.


• Atualizado

Por Rádio Clube


Lages contabiliza 300 afetados por chuvas neste sábado (7) | Foto: Fábio Pavan

A prefeita Carmen Zanotto concedeu coletiva de imprensa na manhã deste sábado (7), na sede da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil, para apresentar o balanço atualizado dos danos provocados pelas fortes chuvas que atingem Lages. O levantamento preliminar apontou o registro de 95 milímetros de chuva em um intervalo de seis horas, acompanhados de rajadas de vento de até 45 km/h. Por volta das 8h30, a régua de monitoramento do rio Carahá marcava 5,92 metros.

Até o final da manhã, a Defesa Civil contabilizou 75 solicitações de atendimento, 15 pontos de alagamento mapeados e aproximadamente 300 pessoas diretamente afetadas pelas enxurradas no município. A coletiva reuniu secretários municipais, representantes do Grupo de Ações Coordenadas (Grac), Corpo de Bombeiros Militar, Exército Brasileiro e Polícia Militar, definindo como prioridade máxima o socorro e a preservação da integridade das famílias atingidas.

Atendimento à população, abrigo e alertas de saúde

Todas as demandas emergenciais continuam centralizadas pela Defesa Civil Municipal. O secretário executivo do órgão, Paulo da Silva Ribeiro (Sargento Ribeiro), reiterou a orientação para que os moradores não tentem atravessar áreas alagadas, evitem subir em telhados e não retornem às residências afetadas até a liberação das equipes técnicas. As famílias que precisaram deixar os imóveis continuam sendo direcionadas ao abrigo temporário montado no Ginásio Municipal de Esportes Jones Minosso, no bairro Universitário.

A Secretaria Municipal da Saúde alertou sobre os riscos do contato com as águas de inundação, orientando a população a descartar alimentos contaminados e monitorar o surgimento de sintomas infecciosos. Paralelamente, a Secretaria de Assistência Social mantém a campanha de doações de alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e vestuário. O ponto único para entrega e triagem dos donativos funciona na Praça do CEU, ao lado do Ginásio Jones Minosso.

Alterações na agenda oficial e eventos municipais

Diante da mobilização das estruturas de resposta, a Prefeitura de Lages confirmou o cancelamento das partidas dos Jogos Comunitários de Lages (Jocol) programadas para o fim de semana, além da suspensão da cerimônia de recepção do voo do programa VOA+SC. No 4º Salão do Livro da Serra Catarinense, as atividades do período matutino foram canceladas.

A população pode acionar os serviços de emergência da Defesa Civil Municipal pelos telefones (49) 3019-7477, (49) 3019-7479, 199 ou pelo plantão 24 horas no (49) 99836-1702. O Corpo de Bombeiros Militar atende pelo telefone 193.

  • Anita Garibaldi entra em alerta máximo para deslizamentos

  • Defesa Civil alerta para temporais com vendaval em Lages e região

  • Chuvas em Lages: Defesa Civil registra mais de 600 pessoas afetadas e ocorrências em 33 bairros da cidade

>> Para mais notícias, siga a Clube no Threads, Twitter, Instagram e Facebook

Quer receber notícias no seu WhatsApp?

EU QUERO

Ao entrar, você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Mais LIDAS

SCC10

  • 1

    Fim da idade mínima para aposentadoria especial é confirmado pelo STF; veja o que muda

  • 2

    Em viagem para a América Latina, Papa Leão XIV passa por Santa Catarina nesta sexta-feira (6)

  • 3

    Quais são os números da Mega-Sena 3082? Veja o resultado de hoje (6/11)

  • 4

    Quais são os números da Lotofácil 3823? Confira o resultado de hoje (6/11)

  • 5

    Horóscopo de hoje (06/11): confira a previsão para seu signo nesta sexta-feira

Mais em Lages

Ver tudo →