
A escola tem o papel de transmitir conteúdo, mas também proporcionar um ambiente que estimule o desenvolvimento social das crianças e adolescentes. No estabelecimento escolar são construídos vínculos de afetividade e identidade. Por isso, é essencial para a formação de um bom cidadão. Levando todos esses aspectos em consideração, o 6º Batalhão de Polícia Militar está realizando nas escolas dos 21 municípios da Serra Catarinense a operação “Escola Segura”.
De acordo com a PM, os objetivos são intensificar as vistorias preventivas escolares em todos os estabelecimentos de ensino, sejam eles públicos ou privados; promover maior visibilidade às atividades típicas de Polícia Militar; reduzir os indicadores de violência e criminalidade no entorno destes ambientes educacionais; prestar pronta-resposta qualificada a incidentes de quebra de ordem pública e aumentar a sensação de segurança nestes estabelecimentos.
– Na cidade de Lages, Otacílio Costa e São Joaquim, as Redes de Segurança Escolar desempenharão as atividades relativas à operação, nos demais municípios do 6º BPM as guarnições de Radiopatrulha e comandantes de grupamento serão os executores. A operação será realizada até o final do ano letivo de 2021 – destaca o comunicado emitido pela PM.